O LIDEP – Laboratório Integrado de Design e Engenharia do Produto é um grupo de pesquisa credenciado pelo CNPq, sediado no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais. Propõe uma abordagem multidisciplinar e integrada sobre o tema Projeto do Produto, voltada para o ciclo de vida do produto, especialmente nas áreas de Design Industrial, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Suas principais áreas de conhecimento são Projeto do Produto, Design para Sustentabilidade, Ergonomia do Produto, Prototipagem Rápida e Projeto Auxiliado por Computador.

O Grupo de Pesquisa

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

O Projeto FINEP

Introdução
A ação de design e engenharia do produto junto às empresas, em especial aquelas pequenas e médias (PMEs), é atualmente um fundamental diferencial competitivo. O parque industrial mineiro, fortemente consolidado, prescinde de uma ação sistêmica para o desenvolvimento de novos produtos, que integre diferentes variáveis exigidas pelo mercado e determine a excelência da produção do estado. O LIDEP – Laboratório Integrado de Design e Engenharia do Produto assume este papel de apoio à indústria, atuando a partir de uma abordagem multidisciplinar e integrada, seja no desenvolvimento de produtos a partir de demandas apresentadas, como na transferência de tecnologias de projeto do produto, prototipagem e gestão de design para empresas e instituições do estado, que passam assim a apresentar efetiva melhoria nas condições de competição através de produtos de alto valor agregado e que atendam aos mercados e às normas técnicas internacionais.

O LIDEP é fruto de um projeto FINEP – Fundo Verde Amarelo, iniciado em 2004. Este projeto visou a consolidação do LIDEP, permitindo o crescimento na atuação sistêmica diante das necessidades em termos de Design Industrial e Engenharia de Produto das empresas mineiras, em especial PMEs - Pequenas e Médias Empresas e, principalmente, empresas já atendidas de setores industriais representados pelos sindicatos intervenientes (indústria de jóias, autopeças e mobiliário), contando com o suporte do sistema FIEMG, como resultado da parceria de algumas das mais importantes instituições de pesquisa, ensino e ação de fomento industrial do estado (UFMG, UFJF e SENAI) estimulando a propriedade intelectual, através de parceria com o CT&IT Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG. A seguir, os principais envolvidos no projeto:

O Projeto:
Laboratório Integrado de Design e Engenharia do Produto

Convenente:
FUNDEP/UFMG

Executor:
Escola de Engenharia.
Universidade Federal de Minas Gerais.

Co-Executores:
CFP/EL SENAI/MG - Centro de Formação Profissional Euvaldo Lodi.
CFP/ARG SENAI/MG - Centro de Formação Profissional Américo René Giannetti.
ProDesign/UFJF - Núcleo de Pesquisa em Projeto e Design.

Intervenientes:
IEL/FIEMG - Instituto Euvaldo Lodi.
CT&IT - Coordenadoria de Transferência Tecnológica da UFMG.
SINDIJÓIAS - Sindicato das Indústrias de Joalheria, Lapidação de Pedras Preciosas e Relojoarias de Minas Gerais.
INTERSIND – Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Marcenaria de Ubá.
SINDIPEÇAS – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores.
NGT Ferramentaria e Usinagem Ltda.

Financiador:
FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos
MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia

Período de Execução Física e Financeira:
13 de junho de 2004 a 13 de novembro de 2005

Justificativa
Desde os anos 1990, as empresas no Brasil estão cada vez mais expostas à concorrência, em função da abertura às importações ocorrida a partir de então. A competição por preço, principal diferencial vigente, dá lugar à qualidade e, mais recentemente, à diferenciação pela excelência das soluções de design e valor agregado dos produtos. Pode-se dizer que esta situação traz reflexos mesmo na balança comercial brasileira, tendo em vista o crescimento da demanda por pagamento de patentes (de US$ 3,5 milhões, em 1990, para US$ 197,4 milhões, em 1996) e “royalties” pela utilização de modelos industriais e marcas estrangeiras. Esta situação é especialmente grave em segmentos industriais como calçados, móveis e jóias, onde o Brasil, mesmo dispondo de matérias primas e tecnologia de produção, não consegue competir de maneira consistente no mercado internacional, tendo em vista a ausência de soluções de design originais e adequadas. A capacidade de inovação pelas empresas, em especial no desenvolvimento de produtos é, sem dúvida, o principal desafio atual em termos de competitividade. As PMEs não estão imunes a esta situação, pois mesmo em mercados regionais a concorrência tem se acirrado, tendo em vista as crescentes facilidades de acesso de grandes empresas a mercados antes considerados “marginais”.
A consolidação do LIDEP, agregando atividades desenvolvidas pelo DEP - Departamento de Engenharia de Produção e DEMEC - Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, juntamente com CFP Euvaldo Lodi - CFP/EL e CFP “Américo René Giannetti” - SENAI/MG, além do ProDesign/UFJF - Núcleo de Pesquisa em Projeto e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora fortalece ações já realizadas pelos parceiros através da geração e redesenho de produtos (a cargo das unidades do SENAI, com apoio da UFMG) e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, metodológicas e de gestão de design apropriadas à situação real das empresas mineiras (através da ação das Universidades participantes, em sintonia com outros centros existentes), visando a formação de uma Rede Mineira de Estudos em Produto para atendimento das necessidades das PMEs - Pequenas e Médias Empresas mineiras e fomentação da "cultura do design" no estado de Minas Gerais. Esta cultura é difundida através de diversos meios, como criação de um "site" do projeto, palestras de divulgação, seminários, workshops, cursos de curta ou média duração (desenvolvidos a partir das demandas levantadas e/ou voltados especificamente para PMEs) etc.
Sua ação é assim determinada através de geração do conhecimento em Design nas Universidades participantes, subsidiando a atuação direta junto às empresas pelo sistema FIEMG/SENAI/IEL e Sindicatos e, em uma segunda fase, transferindo tecnologias de gestão de design diretamente às empresas, possibilitando a estas estabelecer progressivamente processos internos de design de produtos.
Por fim, o LIDEP atende a demandas específicas da sociedade, com parcerias junto a instituições como ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável, no design de produtos a partir de materiais recicláveis), Polícia Militar de Minas Gerais (re-projeto de viaturas) e demandas internas da Universidade, como empresas incubadas e juniores, e grupos pesquisa e extensão, como o PARAMEC/UFMG (gerando produtos para portadores de deficiência).

Antecedentes
O LIDEP é resultado da ação integrada de quatro instituições de porte, situadas no estado de Minas Gerais. Estas instituições há muito vem desenvolvendo ações isoladas e/ou conjuntas (por ex. Projetos RECOPE, seminários e atendimentos a demandas de empresas etc.) na área de design de produtos. A integração do laboratório através de sistemas CAE/CAD/CAM – Computer Aided Engineering, Design and Manufacturing, ou Engenharia, Projeto e Manufatura Auxiliados por Computador - potencializa essas ações, trazendo benefícios mútuos e possibilitando interação de competências, seja na atuação direta junto às empresas e/ou a partir de mediação do Instituto Euvaldo Lodi ou sindicatos intervenientes. Entre os principais parceiros, executores e co-executores do projeto, estão:
Diversos projetos de pesquisa abordando vários aspectos dos processos de usinagem são desenvolvidos no Laboratório de Usinagem e Automação do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG (DEMEC/EE/UFMG), que busca atender a sociedade que exige cada vez mais produtos de melhor qualidade e a custos menores através de sistemas de produção que priorizem a flexibilidade e o melhor aproveitamento do parque fabril, para tornar os sistemas produtivos economicamente competitivos, para uma gama maior de produtos. Como exemplo podem ser citados o advento das Máquinas Ferramenta com Comando Numérico Computadorizado (MF-CNC) que permitiu, entre outros, a realização de peças complexas com alta precisão e elevado acabamento superficial, com uma enorme redução dos tempos de fabricação. Dentre os diversos projetos em desenvolvimento na área de Automação de Processos de Fabricação, podemos destacar Projeto de Máquinas-Ferramentas & Equipamentos Automáticos; Retrofitting de Máquinas-Ferramenta; Sistemas Integrados de Produção; CNCs de Arquitetura Aberta.
 O Instituto Euvaldo Lodi, Núcleo Regional Minas Gerais, considerando a importância da inovação tecnológica, a competitividade e a geração de riquezas, como pontos fundamentais no crescimento e fortalecimento do setor empresarial, participa deste projeto na qualidade de co-executor, em especial nas áreas institui o Projeto Pesquisa Aplicada à Indústria, que atende diretamente os principais interesses da indústria e do mercado. Em países mais avançados a parceria entre indústria e universidade já apresenta resultados significativos, especialmente nas áreas de informática e de telecomunicações, sendo o Vale do Silício, nos Estados Unidos, sob a proteção da Universidade de Stanford, o exemplo mais visível. No caso brasileiro, o objetivo é associar o IEL aos empresários, em busca de fortalecer a indústria nacional e fomentar a aproximação com as instituições de ensino superior e pesquisa, visando ao desenvolvimento tecnológico, a formação e absorção de profissionais mais capacitados e preparados.

Infra-estrutura física
O LIDEP é formado pelos diversos laboratórios que, integrado a partir do uso de sistemas informatizados (CAE/CAD/CAM e vídeo-conferência), consolida uma extensa rede para desenvolvimento de produtos e atendimento de outras demandas da indústria, como na gestão de design. Entre os principais recursos de infra-estrutura estão, a partir de cada parceiro:
- O Laboratório de Usinagem e Automação do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG (DEMEC/EE/UFMG) conta com um torno CNC industrial e outro didático, centro de usinagem vertical, sistemas de aquisição de dados para medição de temperatura (com e sem contato), potência consumida, vibrações e rugosidade da superfície usinada, além de instrumentação eletrônica básica.
- As unidades do SENAI participantes possuem também sólida estrutura. O CFP Euvaldo Lodi conta um laboratório de prototipagem rápida, inclusive com máquina de prototipagem a laser com solidificação de resina fotocurável e demais periféricos para elaboração de todos e quaisquer protótipos, bem como acabamento e geração de peças em moldes de silicone e ainda moldes para sistemas de cera perdida.
- Já o setor de joalheria do SENAI-CFP Américo René Giannetti possui 8 salas: Oficina de joalheria; Oficina para cravação e modelagem em cera; Laboratório de apuração; Sala de design de jóias (15 pranchetas, “mesa de luz”, retroprojetor, projetor de slide, televisão e videocassete); Sala de treinamento; Laboratório de gemologia e Sala de reuniões, além de duas oficinas, de fundição e microfusão.

Pesquisa & Desenvolvimento
Entre as contribuições já realizadas e em andamento pelo DEP/UFMG no âmbito do LIDEP citam-se estudos voltados ao processo de desenvolvimento de produtos na indústria de autopeças; engenharia simultânea no desenvolvimento de produtos; desenvolvimento de produtos para deficientes físicos, junto ao Grupo de Engenharia para o Portador de Deficiência - PARAMEC/DEMEC/UFMG e ADAPTEC (empresa encubada - UFMG); Design de produtos para instituições públicas e empresas, bem como junto a grupo de pesquisa na comunidade universitária e empresas juniores; análise da implementação e aplicação de sistemas informatizados de apoio ao projeto e manufatura (Sistemas CAE/CAD/CAM) em empresas industriais. No Laboratório de Usinagem e Automação os projetos são conduzidos por alunos de graduação e pós-graduação cobrindo os seguintes temas: Monitoração de processos; Automação de processos; Fenomenologia de corte; Engenharia de precisão; Usinagem não-convencional e Ferramentas de corte avançadas. No âmbito do SENAI, destaque é o Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica - RECOPE / MG, em parceira com a UEMG, UFMG e SINDIJÓIAS-GEMAS.

Infra-estrutura
Os laboratórios formadores do LIDEP tiveram, a partir do Projeto FINEP, significativo incremento que permitiu a viabilização de efetivas melhorias em suas formas de articulação e nas ações conjuntas nas áreas de design e engenharia do produto, a partir da perspectiva do uso intensivo de sistemas informatizados (CAE/CAD/CAM). Além disso, uma maior articulação a partir do LIDEP permitiu a realização de diversos projetos em parceria, com especial destaque para o desenvolvimento integrado de uma linha de jóias, desde sua concepção até a definição de características de sistemas de produção industrial. A infra-estrutura física proporcionada pelo projeto permitiu a viabilização de um ciclo completo de projeto de produto por meio de sistemas informatizados, desde a concepção do produto (no DEP/UFMG); construção de protótipos de baixo custo, testes estruturais e simulação de processos de fabricação (no DEMEC/UFMG) até a geração de protótipos por estereolitografia (pelo SENAI). Todo o processo foi apoiado por sistemas de comunicação em rede e metodologias de trabalho colaborativo apoiados por computador, desenvolvidos pelo Prodesign/UFJF. Este projeto está sendo apresentado à indústria e já resultou em dois trabalhos de graduação sobre o tema, além de uma dissertação de mestrado, prevista para março de 2007. Foi criado também um novo Laboratório de Pesquisa na UFMG, denominado também LIDEP, que conta atualmente com 6 microcomputadores, impressoras, projetor multimídia e outros periféricos. Atualmente encontra-se em negociação, junto ao Departamento, a aquisição de novos equipamentos.
Algumas das melhorias proporcionadas pelo Projeto podem descritas:
- Criação, a partir do projeto LIDEP, de um laboratório de pesquisa independente no escopo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFMG, bem como a formação de uma linha de pesquisa no mestrado a partir da proposta do LIDEP;
- Melhorias para o Laboratório de Projetos Mecânicos e Laboratório de Usinagem e Automação, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, com a aquisição, por meio do LIDEP, de equipamentos que vieram a complementar as atividades realizadas. O DEMEC encontra-se em reformas, e as novas instalações serão amplamente favoráveis à utilização do LIDEP para novas atividades, como cursos de extensão e experimentos mais sofisticados;
- Para o CFP EL - Centro de Formação Profissional Euvaldo Lodi, do SENAI/MG, os equipamentos adquiridos por meio do projeto (em especial o software gráfico) foram importantes para a consolidação do trabalho na área de prototipagem rápida e para uma melhor articulação com a Universidade, com objetivo de atendimento a demandas da indústria;
- O CFP ARG - Centro de Formação Profissional Américo René Giannetti, do SENAI/MG, também contou com benefícios ligados à introdução de novos softwares gráficos aplicados ao desenvolvimento de jóias, o que possibilitou a geração de recursos para introdução do tema nos cursos oferecidos pela instituição. Encontra-se em desenvolvimento, em conjunto com os demais parceiros do LIDEP, estudo sobre a aplicação de sistemas informatizados durante todo o ciclo de projeto e produção de jóias, base para uma maior reestruturação dos laboratórios do SENAI, com a incorporação das novas ferramentas desenvolvidas pelo LIDEP.

Alguns projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria pelo LIDEP:

Projeto Havalor - Mecanismos para o Desenvolvimento de Produtos Madeireiros de Alto Valor Agregado. O Projeto propôs a criação – e colocação em disponibilidade – de mecanismos para agregação de valor aos produtos madeireiros do Norte do Estado de Minas Gerais, visando geração de renda, manutenção do emprego, fixação da mão-de-obra local, sustentabilidade econômica e ambiental. Entidades envolvidas: SECT-MG, SINDIMOV, CAF-Santa Bárbara, DEES/EE/UFMG, ED/UEMG, CETEC, RMMG. Contribuição do LIDEP: Dois pesquisadores (um professor e um bolsista ITI) envolvidos na análise dos aspectos de Ergonomia e Gestão da Produção envolvidos. Atualmente, pesquisadora do LIDEP desenvolve dissertação de mestrado visando avaliar impacto do projeto HAVALOR nas empresas atendidas, dois anos após o final do projeto. Alguns resultados: Um trabalho de graduação, três trabalhos em congressos e uma dissertação de mestrado.

Projeto Pró-Ubá - Fortalecimento do Pólo Moveleiro de Ubá pelo Design Integrado: Desenvolvimento de Produtos para a Certificação. O projeto tem por objetivo disseminar a prática do design junto às indústrias de móveis, ressaltando seu potencial e limitações, de forma aplicada à realidade das empresas a fim de agregar valor aos produtos, por meio de três ações complementares: (1) assessorando as empresas para o alcance da melhoria do produto final através da adoção de técnicas do design industrial; (2) implantando o design industrial nas empresas de forma instrutiva, de modo a permitir que empresários e responsáveis de produto possam compreender o processo projetual, estando aptos a decidirem sobre o momento de sua adoção; (3) preparando as fábricas de móveis para que estejam aptas a receber certificação de seus produtos com vistas a ampliação do mercado e à exportação. Entidades envolvidas: FINEP – UFMG/ UEMG/ CETEC/ RMMG/ INTERSIND/ SENAI-Ubá. Contribuição do LIDEP: Cinco pesquisadores (um professor, um bolsista DTI e três bolsistas ITI), responsáveis pela análise dos aspectos de Ergonomia, Engenharia do Produto e Gestão da Produção envolvidos, ação em melhorias ligadas à Engenharia de Produção nas empresas atendidas. Alguns resultados: diversos trabalhos técnicos em Congressos, alguns em processo de aceite.

Algumas entidades atendidas pelo LIDEP

PMMG – Polícia Militar de Minas Gerais. Realização de estudos visando a solução de problemas específicos das viaturas policiais em Minas Gerais Contribuição do LIDEP: Dois projetos de re-configuração interna de viaturas, além do desenvolvimento de um sistema de fixação modular para kit de Gás Natural Veicular. Resultados acadêmicos: em três trabalhos de graduação.

ASMARE - Associação de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis – Pesquisa abordando sistemas de reciclagem de produtos, com o objetivo de desenvolver estudos em DFR, ou Design para Reciclagem. Contribuição do LIDEP: Realização de pesquisa de natureza ergonômica na ASMARE, com recomendações para re-projeto de embalagens. Resultados acadêmicos: dois artigos em congressos, um em periódico e uma dissertação de mestrado.

Relação com sindicatos Intervenientes

SINDIJÓIAS - Sindicato das Indústrias de Joalheria, Lapidação de Pedras Preciosas e Relojoarias de Minas Gerais – Palestras conferidas, realização de curso introdutório à aplicação de software para projeto de jóias (40 horas) e realização de pesquisas visando a informatização e integração do processo de fabricação de jóias, com posterior transferência de tecnologia. Utilização de sistemas de prototipagem rápida na produção de jóias. Resultados acadêmicos: Artigos técnicos em congressos e uma dissertação de mestrado, em andamento.

SINDIPEÇAS - Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores – Pesquisa voltada para integração do processo projetual em indústria de autopeças, resultando na criação de um departamento de desenvolvimento de produtos na empresa a partir dos resultados da pesquisa. Levantamento das aplicações de sistemas CAD na indústria mineira, visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias de otimização destes sistemas. Resultados acadêmicos: Artigos técnicos em congressos, uma dissertação de mestrado defendida e outra em andamento.

INTERSIND – Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Marcenaria de Ubá - Palestra proferida no MADETEC (em Ubá) e participação no Projeto Pró-Ubá, descrito acima. Resultados acadêmicos: Três orientações de bolsistas de Iniciação Tecnológica, artigos técnicos em congressos e uma dissertação de mestrado, em andamento.

Parcerias com Instituições de Ensino Superior

UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Engenharia de Produção. Realização de pesquisas conjuntas nas áreas de Desenvolvimento de Produtos e Design para o Meio Ambiente, com intercâmbio de pesquisadores e participação de professores em bancas examinadoras de dissertação de mestrado. No âmbito do LIDEP, a parceria resultou em uma dissertação de mestrado, um trabalho de graduação e diversos artigos em congressos.

FEMC – Fundação Educacional Montes Claros. Realização de projeto financiado pelo CNPq que tem por principal objetivo, a partir da situação observada na região norte do estado de Minas Gerais, em especial naquela próxima à cidade de Montes Claros, analisar as possibilidades de desenvolvimento industrial baseado na cadeia de fornecimento das empresas locais e no potencial acadêmico e técnico dos profissionais locais, por meio da metodologia do processo de desenvolvimento de novos produtos, gerando subsídios ao desenvolvimento industrial regional.

UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rey – Realização de pesquisas conjuntas na área de sistemas de produção artesanal, com a participação no GPBArte - Grupo de Pesquisas de Sistemas de Produção de Base Artesanal, com pesquisas voltadas principalmente para o desenvolvimento de embalagens para biscoitos artesanais. Resultados acadêmicos: Um trabalho de graduação e uma dissertação de mestrado, em desenvolvimento.

UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola de Design. Parcerias em diferentes projetos, como HAVALOR e Pró-Ubá (citados acima), além da participação de professores da UEMG em diferentes projetos do LIDEP, com resultados expressivos na formação destes e na realização de pesquisas conjuntas.

Outras entidades parceiras do LIDEP

NPA – Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande – Colaboração do LIDEP na organização e realização do Curso de Preparação de Guias Turísticos para o Parque Arqueológico da Serra do Santo Antônio, em Andrelândia – MG. 

CTPA – Centro de Tecnologia de Produção Artesanal – Parceria da UFSJ e Centro CAPE, instituição voltada para o desenvolvimento da atividade artesanal. Participação em seminários, colaboração para publicação de livro (no prelo) e desenvolvimento de projetos em parceria com a UFSJ e GPBArte (descritos acima).

IFM – Instituto Fábrica do Milênio. Parceria no desenvolvimento de estudos voltados para processos de fabricação. Participação do LIDEP na organização e apresentação do 1o. Workshop em Manufatura Avançada e Engenharia do Produto, realizado na Escola de Engenharia da UFMG em outubro de 2004.