O LIDEP – Laboratório Integrado de Design e Engenharia do Produto é um grupo de pesquisa credenciado pelo CNPq, sediado no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais. Propõe uma abordagem multidisciplinar e integrada sobre o tema Projeto do Produto, voltada para o ciclo de vida do produto, especialmente nas áreas de Design Industrial, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Suas principais áreas de conhecimento são Projeto do Produto, Design para Sustentabilidade, Ergonomia do Produto, Prototipagem Rápida e Projeto Auxiliado por Computador.

O Grupo de Pesquisa

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Equipe



Prof. Dr. Eduardo Romeiro Filho
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia de Produção - Programa de Engenharia de Produção (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor associado da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Em período sábatico no Design for Sustaintability Program, da Faculty of Industrial Design Engineering, Delft University of Technology, Holanda, até novembro de 2010. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção e Design, com ênfase em Metodologia de Projeto do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto do Produto, Design para Sustentabilidade, Ergonomia do Produto e Projeto Auxiliado por Computador. Autor dos livros "CAD na Indústria: Implantação e Gerenciamento" (Editora da UFRJ, 1997) e "Projeto do Produto" (Campus/Elsevier, 2009).

Prof. Dr. Paulo Eustáquio de Faria
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação, atuando principalmente nos seguintes temas: soldagem com arame tubular, drilling, rugosidade, hidrogênio livre e torneamento.

Prof. Dr. Antônio Eustáquio de Melo Pertence
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos das Máquinas e Máquinas de Levantamento e Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos Mecânicos, Conformação Mecânica, Prototipagem Rápida, Simulação Física por Materiais Modelo, Simulação Numérica por Elementos Finitos, Equipamentos para Área Biomédica.

Prof. MSc. Ana Cristina Mestre
Licenciada em Design Industrial pelo IADE em 2000 e Mestre em Bioenergia pela Universidade Nova de Lisboa em 2005 (tese “Tecnologias de Energias Renováveis no Design para a Inovação e Sustentabilidade”). Entre 2000 e 2005 integrou a equipa de Investigação do CENDES / INETI – Centro para o Desenvolvimento Empresarial Sustentável do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (Portugal), tendo sido uma das primeiras investigadoras – designers a estudar a problemática do Eco-design e Design para a Sustentabilidade em Portugal. Desenvolve pesquisas em parceria com a Indústria Portuguesa e várias entidades internacionais, como a Whirlpool Índia (Pune), no âmbito do Projeto Internacional IEEP – Indian European Ecodesign Program, em 2001. No projeto, coordenou o desenvolvimento de um Eco-frigorifico (Eco-Skakti), utilizando estratégias de Eco-eficiência em todo o ciclo de vida do Produto e pesquisa da cultura local, de forma a adequar o re-design do novo refrigerador ao mercado local. Os resultados do seu trabalho de design têm sido apresentados em vários contextos internacionais, nomeadamente durante as últimas edições “Milan Design Week” (2009) e a “London Design Week” (2007 e 2008). O seu trabalho de investigação tem sido apresentado em vários Seminários internacionais no âmbito do Design para a Sustentabilidade.
Atualmente concilia a Direção da SUSDESIGN, a posição de Investigadora Convidada na Industrial Design Engineering Faculty da Delft University of Technology (Holanda), a docência na Escola Superior de Design do IADE, onde leciona a disciplina de Design para a Sustentabilidade e mais recentemente a posição de “guest researcher” para o Município de Nova York (NYC), até março de 2011

 
MSc. Mariana Fonseca Braga
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2005). Como desenhista industrial atua principalmente no setor moveleiro, prestando serviços para empresas do pólo moveleiro de Ubá, entre outras localidades. Como pesquisadora tem trabalhado com o tema Design e Sustentabilidade junto ao LIDEP - Laboratório Integrado de Design e Engenharia do Produto da UFMG, pesquisando casos de Minas Gerais.